Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Cometi um crime na cidade "A", fui preso na cidade "B", mas moro na cidade "C". Onde serei processado?

Análise simples e objetiva da competência jurisdicional.

há 4 anos

Imaginemos o seguinte quadro: Ticio pratica fato definido como crime na cidade São José dos Campos/SP, foge e é preso na cidade de Taubaté/SP, mas mora na comarca de Jacareí/SP. Onde ele será processado?

A competência jurisdicional é um tema importantíssimo e que costuma confundir os próprios operadores do direito, razão pela qual o estudo é salutar. Neste sentido, o Código de Processo Penal, de maneira clara e objetiva, regula esta questão a partir do seu art. 69.

A regra é a de que o indivíduo será processado no local em que o crime for praticado ou, caso o delito seja tentado, no foro do último ato da execução do crime. Neste nosso exemplo, Ticio seria processado na comarca de São José dos Campos/SP.

Por outro lado, é possível que o local da infração seja desconhecido. Neste diapasão, a legislação definiu que a competência será do Juízo de domicílio ou residência do réu.

Ademais, ainda há outra regra importante a ser verificada. A natureza da infração é critério bastante para mudar o Juízo, como se extrai do art. 74 do Codex. A título de exemplo, sendo o crime praticado definido como doloso contra a vida, a exemplo do homicídio, a competência será da Vara do Júri, não de uma vara comum (art. , XXXVIII, d, CRFB/88).

Outrossim, ainda merece estudo se o fato compete ao Juízo Estadual ou Federal. De maneira direta, compete ao Juízo Federal os crimes que atingirem bens, serviços ou interesses da União, enquanto que os que não se enquadrarem a essa realidade, serão de competência estadual, que é residual. Ou seja, o que não for Federal, é Estadual.

Há outras questões mais técnicas a serem analisadas, como conexão e continência, distribuição, prevenção e competência por prerrogativa de função, além da competência para a execução da pena, que serão objeto de estudos posteriores.

Por derradeiro, essa análise é de absoluta relevância tendo-se em vista que o art. 564, I, do CPP, determina que há nulidade do feito presidido por juízo incompetente, o que pode ensejar na anulação de todos os atos decisórios e encaminhamento dos autos ao Juízo competente.

  • Sobre o autorAdvogado criminalista.
  • Publicações11
  • Seguidores53
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2564
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cometi-um-crime-na-cidade-a-fui-preso-na-cidade-b-mas-moro-na-cidade-c-onde-serei-processado/871300784

Informações relacionadas

Flavio Meirelles Medeiros, Advogado
Artigoshá 3 anos

Artigo 70º CPP – Competência pelo lugar da infração.

Karine Coelho, Advogado
Artigoshá 7 anos

Jurisdição e competência no processo penal

Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
Artigoshá 3 anos

Competência no Processo Penal

Luísa Rodrigues Ferreira, Advogado
Artigoshá 7 anos

Competência para julgar o crime de roubo com restrição da liberdade da vítima

Evinis Talon, Advogado
Artigoshá 6 anos

Onde deve ficar o preso?

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vou além: imagine que Tício comete um crime em que a ação penal é pública condicionada a representação contra uma vítima específica na cidade A, mas esta vítima reside na cidade D. Onde a vítima deverá proceder com a representação? continuar lendo

NA cadeia. Preso tem que ser. nada de desculpas. E é isso que esta destruido a JUSTIÇA. Tantas brechas, que está retalhada igual um queijo. continuar lendo

Estimada Valteir, o texto trata de onde o sujeito será processado, isto é, onde o PROCESSO dele ficará. Se o processado responderá preso ou em liberdade é outra discussão. continuar lendo